Materiais

Chapa de PTFE

A chapa de PTFE é muito utilizada em indústrias que possuem áreas com altíssimo risco à contaminação  devido à sua alta resistência à tração e, ainda, por ser um material inerte quimicamente, maleável e adequado, apresentando características atóxicas e de alta resistência.

Mas há muitas pessoas que possuem dúvidas sobre as especificações e aplicações desse material muito utilizado na produção, inclusive, do  teflon. Com base nesta informação, a Plastireal, referência no ramo de plásticos de engenharia, preparou um artigo para tirar suas dúvidas sobre a chapa de PTFE. Veja a seguir: 

Principais características da Chapa de PTFE

A chapa de PTFE é feita a partir do politetrafluoretileno, um polímero de etileno muito utilizado  na indústria devido a sua capacidade de:

  • Alta resistência a maioria dos produtos químicos;
  • Isolante elétrico; 
  • Resistência a altas e baixas temperaturas;
  • Fácil usinagem. 

É importante destacar que a chapa de PTFE  não derrete, assim, não pode ser moldada em formas complexas, mas pode ser usinado. Normalmente, ela é usinada com equipamentos e ferramentas de carpintaria e estampagem mecânicos padrão. Por isso, na maioria das vezes, a chapa é vendida com tamanhos diferenciados para  facilitar o corte e a usinagem nos tamanhos exatos.

Aplicações da Chapa de PTFE

Devido à sua alta performance, as chapas de PTFE são muito utilizadas nas indústrias de alimentos, bebidas e farmacêuticas. No entanto, não para por aí, elas também são muito requisitadas para aplicações em outros casos. Veja a seguir algumas áreas em que a chapa pode ser utilizada:

Componentes de transporte

O PTFE é muito bem-vindo nos componentes de transporte, como  perfis, trilhos de guia e escorregadores, já que suportam altas temperaturas em fornos de cozimento e secagem.

Aplicações laboratoriais

As chapas também são muito utilizadas nas tubulações com tubos curvados e vasos de PTFE, assim como o PVC rígido, devido a sua resistência química e inércia. Além de resistente, esse é um material que não possui aderência, impossibilitando a aglutinação de agentes contaminantes.

Almofadas de rolamento

O PTFE também pode ser preenchido com vidro, cortado ou estampado nas almofadas de rolamento. Isso porque  possui a capacidade de resistir a qualquer degradação relacionada ao clima, tornando-se  inerte entre materiais de construção, como concreto e aço.

Compostos de PTFE

Por fim, vários materiais de enchimento podem ser misturados com a resina de base de PTFE para melhorar certas propriedades, como exemplo  a fibra de vidro, as contas de vidro, o carbono, a grafite,o bissulfeto de molibdênio, o bronze, entre outros.

Chapa de PTFE é na Plastireal!

Conte com a Plastireal para adquirir chapas de PTFE para o seu projeto! Possuímos as chapas a pronta entrega, assim como diversos outros materiais como chapa acrílico, tarugo de fenolite e buchas. Para o desenvolvimento de novas aplicações  desse material, conte com a nossa equipe técnica.

Caso você sinta a necessidade de uma orientação ainda mais precisa, entre em contato com nossa equipe de desenvolvimento industrial, que iremos te auxiliar na escolha dos materiais ideais para o seu projeto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *