Materiais

Como o nylon fundido vem sendo usado na indústria automobilística?

O Nylon é uma poliamida que ganha muito destaque devido a sua resistência ao calor, impacto e abrasão. Dessa forma é um plástico r muito utilizado para substituir metais, inclusive na indústria automobilística. 

Confira no texto a seguir quais são as principais características desse material e saiba como o Nylon Fundido vem sendo utilizado na indústria automobilística. 

Principais características

O Nylon poliamida foi a primeira fibra têxtil sintética fabricada no mundo e ganhou destaque na engenharia da área industrial, devido às seguintes características:

Resistência

Com excelentes propriedades mecânicas, térmicas e dielétricas, esse material possui alta performance em resistência ao desgaste, impacto e temperaturas altas. 

O Nylon também é inerte a ataques biológicos, autoextinguível, ou seja, não propaga chamas e possui alta tenacidade. Sendo assim, as peças moldadas em fio de nylon podem aguentar impactos por tempo indeterminado.

Leveza

Outro ponto de destaque para esse material é quanto a sua leveza e, é devido a esse fator, que muitas peças de metais são trocadas por essa poliamida, como é o exemplo das buchas de Nylon que substituem o cobre. 

Fácil processamento

Por fim, ele possui um  processamento abreviado, já que é uma material de fácil usinagem, autolubrificante, tratado termicamente, sem tensões internas e possui baixo ruído. 

Além disso, ele é um material que pode ser moldado e você encontra-o nos formatos de chapa, buchas e tarugos. 

Como o Nylon fundido é utilizado na indústria automobilística?

Como citamos anteriormente, o Nylon é muito utilizado para substituir peças de metais e isso acontece, por exemplo, na indústria dos automóveis. Isso porque as características desse plástico são extremamente vantajosas para  esse meio. 

Começando pelas propriedades mecânicas, térmicas e dielétricas, os automóveis possuem mecanismos térmicos e elétricos, sendo assim, necessitam de materiais extremamente resistentes, que suportem os impactos causados por essas propriedades, como é o caso dos metais e do Nylon. 

O Nylon fundido vem como um material mais vantajoso que os metais, por ser mais leve, o que permite que os automóveis tenham um desempenho melhor e mais uniforme, além de possuir baixos ruídos, aumentando o amortecimento de vibrações e peso. 

Além disso, o seu fácil processamento o torna um material extremamente benéfico para o automobilismo já que possui autolubrificante e fácil usinagem. 

Sendo assim, o Nylon é aplicado, por exemplo, nas engrenagens, proteção de motores, tensores de corrente, tacos de prensa e roletes para lavagem automática de automóveis. 

 Onde encontrar Nylon

Na Plastireal você encontra o Nylon, além de outros materiais como acrílico, para utilizar na indústria automobilística e ter resultados incríveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *