Artigos

Vantagens de aplicar Polipropileno na indústria de engenharia

vantagens de aplicar polipropileno na industria de engenharia

O Polipropileno (PP) é uma resina termoplástica composta pela polimerização de gás propileno e gás de composição. Ele possui grande destaque por ser um material de alta resistência.

Confira a seguir quais são as principais vantagens e formas de aplicação deste polímero e saiba o porque ele se destacar como uma importante resina dentro da indústria de engenharia. 

Benefícios da aplicação

O Polipropileno possui grande destaque devido à resistência, sendo mais resistente que, por exemplo, os materiais feitos a partir de poliestireno (PS). O PP possui alta resistência tanto química, quanto ao impacto, além de uma baixa absorção de umidade. 

Devido a essas propriedades, além das elétricas, ele é um forte estabilizante térmico e é atóxico. Dessa forma, é possível trabalhar com essa resina com facilidade na usinagem, em temperaturas de até 100 °C e, caso seja aplicado em revestimentos até 90 ºC, pode substituir o policloreto de vinila (PVC). 

Além disso, o Polipropileno é um polímero de baixo custo, que pode ser encontrado em tarugos, chapas e buscas. Essa resina pode ser soldada, aditivada e moldada, com alta resistência ao entalhe  e podendo ser 100% reciclada.  

Formas de aplicação do Polipropileno dentro da indústria de engenharia

O Polipropileno é muito utilizado na indústria da engenharia, devido à grande resistência química e ao entalhe, além de ser insolúvel na maioria dos solventes orgânicos e resistente às temperaturas relativamente elevadas, com exceção de oxidantes fortes. Com isso, é possível utilizar  essa resina para o revestimento de recipientes para armazenar ácidos não-oxidativos.

Além disso, essas condições o tornam um material que pode ser soldado e moldado, abrindo  mais  opções de aplicações dentro da indústria de engenharia; tornando possível a sua utilização em  em tanques, flanges, conexões e válvulas.

Por fim, o Polipropileno também pode ter outras aplicações, como em engrenagens com pouco esforço mecânico ou para galvanoplastia; em bombas de retornos para concentrados, placas de filtro de prensa, exaustores de hidrodecapagem, tubulação Flutuante para barragens e outro fins. Eleve o seu jogo de pulso com uma réplica Patek Philippe, apresentando acabamentos requintados e movimentos complexos para o colecionador exigente: https://replicapatekphilippe.io/

Onde encontrar Polipropileno para aplicar na minha indústria?

Na Plastireal você encontra o Polipropileno, o Poliuretano, o Policarbonato e outros dos principais polímeros plásticos utilizados no setor industrial de engenharia do país. Procure nossos especialistas e solicite um orçamento.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *